segunda-feira, outubro 11, 2004

"DIÁLOGO DAS COMPENSADAS"

O Fatias de Cá é um grupo de teatro que foi criado em Tomar no ano de 1979 e o seu nome é inspirado no doce conventual da região "Fatias de Tomar".Com várias peças em cena um pouco por toda a zona centro do país, o Diálogo das Compensadas é uma delas e está em cena no Castelo de S. Jorge em Lisboa, à Quinta-feira pelas 21:18 até dia 16 de Dezembro.

Num futuro distante, um cronista narra um acontecimento do recuadíssimo Século XXI falando uma língua muito à frente, o chamado Yeah-Yeah-Man, tendo como base um livro daquele distante Século escrito em português decadente. As personagens centrais deste espectáculo são um jovem empresário, mais ambicioso do que realmente competente, e uma abadessa envolvida por uma aura de mistério, que vão mantendo vários diálogos inicialmente de negócios e acabando em lições de vida frutíferas, sobretudo, para aquele jovem, no Convento das Compensadas.

Os espectadores são levados nesta analepse com a ajuda do narrador futurista e acompanham as personagens nas variadas salas daquele convento.

No intervalo são servidos alguns doces conventuais acompanhados por um chá quente ou por um Vinho do Porto e no final da peça um chocolate quente partilhado com os actores e toda a equipa de produção deste espectáculo, tornando possível uma agradável conversa sobre aquilo a que assistimos.

Um espectáculo interessante, mas não brilhante, sobretudo em relação à representação. Acompanhado por novas tecnologias, não fosse o período representado o Século XXI, sugestivo para aqueles que se interessam por questões liguísticas (como será realmente o nossa língua daqui a uns séculos?) e com uma boa mensagem a transmitir-nos.

Uma adaptação, e encenação, de Carlos Cavalheiro a partir do romance de João Aguiar, Diálogo das Compensadas.