terça-feira, outubro 12, 2004

"O CÓDIGO DA VINCI"

Não vos quero bombardear com esta onda d'O Código da Vinci, mas de facto é um livro contagiante e está a fazer com que passe noites mal dormidas para que consiga lê-lo o mais rápido possível. Este livro foi-me emprestado por uma amiga, mas fico a pensar se realmente não é um livro que vale a pena ter em casa. Talvez acabe por comprar um...

Para aqueles que ainda não o leram, fica uma das várias interessantíssimas passagens deste livro de Dan Brown. É pena não ter conseguido arranjar uma imagem melhor.

A Última Ceia - Leonardo da Vinci

"Sophie examinou a figura à direita de Jesus, concentrando a atenção. À medida que estudava o corpo e o rosto da personagem, sentiu uma onda de estupefacção crescer-lhe no peito. O indivíduo tinha longos cabelos vermelhos, mãos delicadamente entrelaçadas, a sugestão de um seio. Era, sem a mínima dúvida... uma mulher. (...)"

"(...) A Última Ceia é suposta apresentar treze homens. Quem é a mulher? Embora tivesse visto aquela imagem clássica vezes sem conta, nunca reparara na gritante discrepância."

"(...) - Quem é ela? - perguntou.

- Essa senhora, minha querida - respondeu Teabing -, é Maria Madalena.

(...) - Como já disse - esclareceu Teabing -, a Igreja primitiva precisava de convencer o mundo de que o profeta mortal Jesus era um ser divino. Por essa razão, os evangelhos que descreviam aspectos terrenos da vida de Jesus tinham de ser omitidos pela Bíblia. Infelizmente para os primeiros editores, havia um tema terreno particularmente perturbador que aparecia mencionado em todos os evangelhos. - Fez uma pausa. - O casamento de Jesus Cristo."

A análise d'A Última Ceia, de Leonardo da Vinci continua neste livro, isto foi só uma pequena amostra das várias ideias inovadoras que Dan Brown nos traz com O Código da Vinci.